O Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) lançará o programa “Todas as Energias”, na próxima segunda-feira, dia 12, no auditório da entidade, em Porto Alegre. O objetivo da iniciativa é contribuir com a reconstrução e revitalização do Rio Grande do Sul por meio da inovação e de investimentos em todas as fontes de energias renováveis (solar, hídrica, eólica, hidrogênio verde, biocombustível, biomassa, geotérmica, etc).
Além do maior desastre da sua história com as recentes inundações, o Estado vem enfrentando muitas adversidades na última década. Entre elas estão o apagão de conexão devido aos atrasos nas obras do Leilão 004/2014, a recessão econômica de 2014-2016, a pandemia de Covid-19 e três verões consecutivos de secas severas.
Levando em consideração as consequências sociais e econômicas deste cenário, a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal vai apresentar as ações previstas no programa “Todas as Energias”, os investimentos a curto e longo prazo e o cenário do setor energético do Rio Grande do Sul no contexto nacional. O encontro contará também com a diretoria do Sindicato.
Como resultado, o programa busca colocar o Estado na rota de novos investimentos em energias renováveis, priorizando a segurança energética, alimentar e social, a geração de empregos, o fortalecimento da economia gaúcha e a preservação ambiental por meio da energia elétrica de baixo carbono.