A realização de uma manifestação do Movimento SOS Agro RS, no Parque Harmonia, causará alterações no trânsito da região Central de Porto Alegre nesta quinta-feira. O grupo de agricultores fará um tratoraço, reivindicando imediata do governo federal em apoio ao setor que, segundo a organização, desde 2021 acumula perdas produtivas, estruturais e financeiras devido às extremidades climáticas.
O evento inicia às 9h no parque, mas a chegada de tratores ao local iniciará já nas primeiras horas do dia. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirma que, em função da manifestação, haverá bloqueio de uma faixa nos dois sentidos da avenida Edvaldo Pereira Paiva a partir das 6h.
Por isso, o órgão orienta que os motoristas que utilizam a via precisam antecipar deslocamentos ou usem rotas alternativas como as avenidas Padre Cacique, Tronco ou Erico Verissimo. Além disso, há risco para bloqueios pontuais em vias do Centro Histórico. “A manifestação também deve gerar o deslocamento de alguns tratores por trechos da região central. Agentes de trânsito da EPTC monitorarão o trânsito na região”, citou a empresa.
De acordo com o Coronel Luciano Moritz, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), estará presente no evento para acompanhar a manifestação do SOS Agro RS. O 1º Batalhão de Polícia Militar da Capital confirmou que haverá reforço no efetivo para o evento. “A Brigada Bilitar estará desde as primeiras horas do dia, assim como outros órgãos de mobilidade, presentes para permitir a fluidez viária bem como a segurança do evento para que transcorra dentro da normalidade”, citou o coronel Moritz.
O grupo também divulgou um cronograma orientando a circulação de tratores e caminhões carregados com as máquinas agrícolas para o evento. De acordo com a organização, os agricultores com tratores que pretendem se deslocar pela BR386, a diretriz é que os tratores cheguem ao autódromo Velopark, em Nova Santa Rita.
O deslocamento para a Capital será a partir das 3h com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e chegada na Capital pela avenida Castelo Branco, às 6h. Caminhões que transportarem tratores serão descarregados e estacionados na Orla do Guaíba, até as 9h. Já quem for se deslocar pela BR 290 ou pela BR 116, é necessário chegar em um local combinado até as 3h, seguindo em comboio com o escolta da PRF.
A organização alerta ainda que os participantes que forem de carro devem estacionar no parque e proximidades, evitando locais proibidos. Para quem levar cavalos, a orientação é que os proprietários tenham a Guia de Trânsito Animal (GTA) e exame de anemia.