Os 23 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), lançaram uma nota oficial, assinada pela presidente da entidade e Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas discordando das informações recentemente divulgadas pelo Governo Federal sobre a liberação de recursos para a reconstrução, supostamente no valor de R$1 bilhão.
Os gestores municipais manifestaram indignação e repúdio ao fato de que os valores anunciados não representam novas receitas extraordinárias que efetivamente tenham chegado aos cofres municipais. A maior parte desses montantes corresponde a antecipações de benefícios, financiamentos e prorrogação de pagamentos de tributos, confundindo a sociedade ao serem apresentados como novos investimentos destinados à recuperação dos danos causados pelas cheias de maio.
A expectativa dos Prefeitos era de que a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul proporcionasse uma aproximação eficaz entre as Prefeituras e o Governo Federal, com um conhecimento mais profundo das realidades locais e uma alocação de recursos mais rápida e eficiente, atendendo às necessidades urgentes das comunidades afetadas.
Por meio do documento, a entidade reiterou a necessidade de transparência e responsabilidade na divulgação de informações sobre recursos e investimentos.” Esperamos que os montantes anunciados sejam revisados e que novos recursos sejam disponibilizados de forma efetiva e célere, permitindo um avanço real na reconstrução das nossas cidades e no apoio às nossas populações”, finalizou o documento.