Um levantamento da Fecomércio-RS apontou que entre os itens presenteáveis disponíveis no IPCA e mensurados na Região Metropolitana (RM) de Porto Alegre, apontou altas de 1,18% no preço dos vinhos, 0,66% nos preços das calças compridas masculinas, 1,20% nos agasalhos masculinos, 0,98% no preço das camisas/camisetas masculinas, 1,27% no preço de sandálias/chinelos e queda de 4,11% no preço dos relógios de pulso — produtos com alta inferior à alta média de preços de 3,71% na RM de Porto Alegre. Na outra ponta, bermudas e shorts masculinos (5,32%), sapatos masculinos (5,50%), tênis (4,77%) e perfumes (4,84%), ficaram relativamente mais caros do que a média dos preços.
A data, conforme a entidade, deve apresentar um resultado melhor do que no mesmo período do ano anterior. Além da injeção de recursos para as famílias que foram atingidas diretamente, outras iniciativas alcançaram um público significativamente maior, como foi o caso do saque do FGTS. Naturalmente, aportes tão significativos de valores como os que têm sido feitos diretamente às famílias tendem a repercutir nas vendas do varejo. Isso, associado a uma série de novas necessidades que surgiram a partir das enchentes, criam condições para um Dia dos Pais com maiores vendas do que em 2023.