Cerca de 500 kg de resíduos sólidos são recolhidos na Lagoa dos Patos

A ação da FURG envolveu a comunidade local e acadêmica em São Lourenço do Sul

Este ano foram realizados outros dois mutirões em janeiro e julho | Foto: Clodoaldo de Freitas/FURG/CP

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou a sétima edição do Mutirão e Remada Ambiental para a Limpeza e Conservação dos Ambientes Aquáticos na Terra de Todas as Paisagens: Por Terra e Água. A iniciativa ocorreu em São Lourenço do Sul e retirou aproximadamente 500 kg de resíduos sólidos das margens e do interior da Lagoa dos Patos.

A coordenadora do projeto e professora da universidade, Patrícia Lovatto conta que 22 pessoas participaram da atividade, incluindo membros da comunidade, professores, estudantes e técnicos dos cinco cursos oferecidos pelo campus. Parte do material recolhido é composto por plásticos PET e latas, que foram levados para a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de São Lourenço do Sul. “A ideia é que ocorram seis ações do tipo durante o ano, mas dependemos das condições”, pondera.

O trajeto começou em frente ao restaurante Casa Nostra e seguiu até a região do trapiche. Devido a quantidade de material recolhido e difícil acesso (com muitos plásticos presos á vegetação), o grupo não alcançou a meta que era chegar até a Barrinha. Um novo mutirão será agendados para os próximos dias. “A ideia é transformar a ´paisagem desses locais”, projeta.