Com um balanço acima da expectativa e uma edição que celebrou a união e a história das suas 30 edições, a edição 2024 da Fenadoce finalizou neste domingo em Pelotas. Ao todo, foram 311 mil visitantes e 1,9 milhão de unidades de doces vendidos. Na Fenadoce Cultural foram mais de 400 apresentações que fomentaram oportunidades para os artistas locais. O turismo também se destacou com mais de 600 excursões. As visitas escolares e outros projetos sociais atendidos pela feira somaram 57 mil pessoas.
Após as enchentes, em maio, o evento se destacou pela geração de negócios, que surpreendeu até mesmo a Comissão Organizadora e os expositores. Nos anos anteriores, o comportamento dos visitantes era mais concentrado durante os finais de semana e feriados, ao contrário do que se observou nesta edição, quando o público se dividiu de forma mais proporcional durante os 19 dias, mantendo sempre os corredores com um bom número de pessoas, inclusive nos dias úteis.
Segundo o conselheiro gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas e membro da Comissão Organizadora do evento, Daniel Centeno, esta edição da Fenadoce surpreendeu em relação a geração de negócios.“Sabíamos que seria um evento para superar os desafios, mas não imaginávamos que o resultado final seria tão acima do esperado. É uma notícia excelente para os nossos expositores, para as doceiras e para toda a região através do turismo e da geração de empregos diretos e indiretos que a feira gera”, avalia.
Outro ponto positivo foi a Fenadoce Cultural que promoveu mais de 400 apresentações ao longo deste ano, divididas em três palcos que receberam atrações simultâneas e oportunizaram um recomeço também para o setor cultural, um dos mais afetados pelas enchentes.
Nessa edição, o evento ampliou os seus projetos sociais que possibilitam visitas sem a cobrança do ingresso. Além da ação que recebeu gratuitamente os alunos de escolas da região, com cada um ganhando um doce e ingressos para o parque, a Fenadoce também atendeu outras solicitações de projetos sociais para visitarem a feira. Com isso, foram 57 mil beneficiados com as ações sociais que há anos visam democratizar o acesso à cultura e à tradição doceira através da Fenadoce.
O passado, presente e futuro se encontraram nessa edição da Fenadoce. O Memorial foi um dos espaços que mais emocionou os visitantes, apresentando os vestidos das cortes de anos anteriores e a história do evento com os seus momentos mais marcantes. Logo ao lado, a Fenadoce apresentou uma novidade: o ambiente que celebrava o passado também conversou com o mundo digital no Espaço Creators. Além de um estúdio de podcast, o espaço promoveu uma programação com diversas atividades que refletiram sobre o marketing da influência por meio de uma ação da CDL Pelotas com a Agência Orbe, apontando que o evento não deixa de inovar e pensar sempre na sua conexão com o futuro.