Projeto capacita moradores de Porto Alegre em boas práticas de alimentos

Curso capacita voluntários e distribui marmitas para a população de rua

Foto: Divulgação

Em meio a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, o que não faltou foi solidariedade e união. E é através disso que quase 3 mil marmitas são distribuídas diariamente para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades de bairros periféricos da capital. As técnicas aprendidas na capacitação oferecida Pela  Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), cujo objetivo principal é zelar pela segurança alimentar, já estão sendo aplicadas nas quatro cozinhas localizadas em Porto Alegre, organizadas pelo Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto. De acordo com Bruna saraiva que é aluna do curso de nutrição da Fadergs, o curso também significa uma troca de experiências em um momento delicado.

“Enquanto eles aproveitam essa vivência nós proporcionamos o conhecimento técnico. E  o acesso a uma instituição de ensino também é essencial. Tivemos várias dinâmicas importantes durante o curso”.

Durante o auge das enchentes de maio, a Cozinha Solidária Emergencial da Azenha chegou a distribuir quase 4 mil marmitas por dia, que chegavam a pessoas em situação de rua, equipes de voluntários de resgate, comunidades afetadas e abrigos de acolhimento a vítimas, em Porto Alegre e Região Metropolitana. Magnum Bernardes que também participou do curso e fez a realização da entrega dos alimentos, afirma que o aprendizado com os alimentos foi essencial para que os voluntários pudessem colocar em prática os cuidados com a alimentação.

“A equipe fixa também passou todo o aprendizado ara os colaboradores no pré-preparo dos alimentos para que fosse tudo entregue com higiene e com todo o cuidado necessário. O projeto foi essencial em um momento de calamidade, pois muitas pessoas precisaram dessa ajuda e puderam aprender também as boas práticas.

As aulas foram ministradas por alunos de estágio social e de projetos de extensão do curso de Nutrição da FADERGS, sob a coordenação dos professores e dividas em módulos de capacitação em boas práticas em serviços de alimentação e nutrição, capacitação em pré-preparo e elaboração de cardápios e montagem de marmitas. Os alunos já receberam os certificados de capacitação na montagem de refeições.