Dia dos Pais vai movimentar R$ 25,5 bi, aponta CNDL/SPC Brasil

110,9 milhões de consumidores devem ir às compras para a data

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O Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,5 bilhões no comércio brasileiro. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear no segundo domingo de agosto.

De acordo com os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% estão em situação financeira difícil, 28% para economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar dívidas em atraso e 12% não conseguiram juntar dinheiro.

PREÇOS MAIS CAROS

Sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano, para 24% estão na mesma faixa de preço e 7% estão mais baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 230 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,6 presentes.

“A pesquisa mostra uma estabilidade em relação aos gastos comparados com o ano passado. O consumidor está cauteloso e deve fazer muita pesquisa antes de comprar os presentes”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

A maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites / aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%). Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (47%), seguidas de perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, 34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes. Em média, serão feitas 4 prestações.

O levantamento aponta ainda que 81% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir, principalmente com irmãos/irmãs (35%), com o cônjuge (26%) e com os filhos (21%). Entre os pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s), 35% porque é forma de reduzir os gastos, 19% estão sem dinheiro e 17% querem dar um presente melhor / mais caro. Entre os entrevistados, 59% querem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 8% o irmão.