A Coordenadoria da Pessoa Idosa de Porto Alegre faz levantamento para buscar informações sobre pessoas idosas que residem no bairro Sarandi, na zona Norte da Capital. A ação visa a reforçar o projeto “Eu Te Escuto”, iniciativa do Instituto da Psicanálise Lacaniana de São Paulo, que há mais de dois meses presta atendimento online e gratuito para pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul.
Conforme a coordenadora, o enfoque é dar assistência à população acima de sessenta anos, em duas etapas. Mariana Nunes destacou que, neste primeiro momento, o objetivo é divulgar a iniciativa e escutar as demandas da comunidade. Segundo ela, 50% do diagnóstico já foi realizado.
Mariana reforça que, a partir do mapeamento, a expectativa se dá para a segunda etapa, com início previsto para a segunda quinzena de agosto, com atendimentos presenciais no Sarandi, em parceria com a Associação de Moradores Vila Elizabeth. A coordenadora também reitera a importância da iniciativa ser presencial, já que muitos idosos sentem dificuldade para utilizar plataformas digitais, e que, em alguns casos, não têm nem mesmo acesso à internet.
Para participar do “Eu te Escuto”, basta contatar pelo WhatsApp, por meio do número (11) 9-5699-9422. No total, 50 psicanalistas e dez médicos, de várias especialidades, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, integram a ação.