Com o impulso importante do desempenho positivo dos meses de abril e maio, o mercado atacadista distribuidor nacional encerrou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de +5,9% no comparativo com o ano anterior. Os dados são do Termômetro ABAD NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do setor.
Desde março, mês que apresentou queda de -4,5% em relação ao mesmo mês de 2023, o setor entrou em uma sequência importante de recuperação e crescimento composta por aumento do faturamento de +10,7% em abril, +6,1% em maio e +6,6% em junho. Importante lembrar que os meses de janeiro e fevereiro também foram positivos com crescimento de +8,5% e +9,4%, respectivamente, na mesma base de comparação. No comparativo mês a mês, junho apresentou retração de -4,9% ante maio, cenário que também foi observado em 2023.
“O desempenho no primeiro semestre deste ano reflete a resiliência do setor frente aos desafios. Em um contexto de flutuações econômicas globais e instabilidades internas, nossa capacidade de manter um crescimento robusto demonstra a eficácia das estratégias adotadas e a força do mercado interno brasileiro. Estamos confiantes de que, ao continuar focando em inovação, eficiência operacional e adaptação às necessidades dos consumidores, manteremos uma trajetória positiva para o restante do ano”, afirma o presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Leonardo Miguel Severini.
VAREJO
Para esse crescimento acumulado, as empresas com faturamento superior a R$ 100 milhões foram as que mais contribuíram, já que foram as únicas a obter superávit de dois dígitos (+19,8%). Na sequência, temos as pequenas empresas, com faturamento entre R$ 1,5 milhão e R$ 25 milhões (+8,8%); e as empresas que faturam de R$ 25 milhões a R$ 45 milhões (+3,2%). As companhias com faturamento entre R$ 45 milhões e R$ 100 milhões tiveram um pequeno decréscimo de -0,8%.
Além dos dados representativos do setor atacadista distribuidor com base nas empresas associadas à ABAD respondentes, as informações da NielsenIQ sobre o varejo brasileiro contribuem com a compreensão do cenário total. Segundo a consultoria, apesar do boom no comércio devido ao Dia dos Namorados, houve uma desaceleração de -1,6% do varejo em junho, o que justificaria a queda do mercado atacadista no período versus o mês de maio.
Entre os canais analisados, Super Pequeno e Hiper apresentaram queda no período (-1,7% e -0,4% respectivamente) enquanto todos os outros cresceram ou mantiveram estabilidade, caso do Farma. O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.