Três homens e uma mulher são presos em operação contra grupo criminoso em Estância Velha

Ofensiva teve como alvo traficantes que atuam no Beco das Camangas

Foto: Polícia Civil

Uma ofensiva para coibir o tráfico de drogas foi deflagrada, nesta terça-feira, em Estância Velha, no Vale do Sinos. A chamada Operação Camangas ocorreu em conjunto, entre Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal, tendo como alvo um grupo criminoso que atua no Bairro das Rosas. Quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo três homens e uma mulher.

A ação decorre de investigações da DP de Estância Velha, coordenada pelo delegado titular Rafael Sauthier. O cumprimento das diligências contou com soldados da Força Tática do 32º BPM, sob comando do capitão Rafael Lincke, além do canil do 3º BPM.

Foram efetuados seis mandados de busca, que resultaram na apreensão de um revolver calibre .38,  15 buchas de cocaína, 10 porções de maconha e uma porção de crack. Além disso, também foram confiscados aparelhos celulares e dinheiro oriundo da venda de drogas.

Todos os presos seriam integrantes de um grupo que atua no tráfico de drogas na localidade conhecida como Beco das Camangas, localizado no interior do Bairro das Rosas, fato que motivou o nome da operação. O bando teria ligações com uma facção maior, que tem por base o Vale do Sinos e controla o tráfico em todos os municípios da região.

Um homem de 32 anos, apontado como o líder da gangue, é uma das quatro pessoas detidas. Conhecido como “Lucas Carroceiro”, o criminoso soma antecedentes por homicídio, estupro, crueldade contra animais, furto em residência, receptação, tráfico, agressões no escopo da Lei Maria da Penha, entre outros.

Entre os demais presos há uma mulher, de 40 anos, que responde por roubo qualificado, lesões corporais, ameaça, violação de domicílio, tráfico, extorsão e furto. Outro suspeito é um homem, de 26, com antecedentes por tráfico, associação ao tráfico, apropriação indébita, ameaça, vias de fato e disparo de arma de fogo. Houve ainda a prisão de um jovem, de 20 anos, que responde por tráfico de drogas.