O número de crimes registrados no primeiro semestre do ano no Centro Histórico de Porto Alegre caiu. De acordo com a Brigada Militar, o tipo de delito que teve maior redução foi roubo de veículos. A instituição aponta que esse indicador teve queda de 87,5%, em comparação aos primeiros seis meses de 2023.
Ainda na área central, a segunda maior queda foi em relação a roubos a pedestres, que diminuíram 73,6% se comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, o total de furtos no referido intervalo de tempo reduziu 27% e os roubos em geral, como a estabelecimentos, caíram 50%.
Os dados se referem a área de atuação do 9º BPM. Sediado na avenida Praia de Belas, o batalhão atende os bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Praia de Belas, Azenha, Moinhos de Vento, Bom Fim, Rio Branco, Farroupilha, Santa Cecília; Santana, Floresta, São Geraldo, Marcílio Dias e Arquipélago.
“Os números refletem o grande esforço da Brigada Militar para assegurar a ordem e garantir a segurança e o bem-estar da população que transita pelo Centro Histórico de Porto Alegre”, destacou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Fábio Schmidt.
Sobre o 9º BPM
Criado no dia 12 de agosto de 1955, o 9º BPM surge como “cia de policiamento”, recebendo posteriormente o nome de “Batalhão Pedro e Paulo”. Em fevereiro do ano seguinte, o primeiro comandante da unidade, capitão Octávio Frota, instituiu o serviço de policiamento em duplas, uma espécie de embrião dos serviços policiais da BM nos dias de de hoje.
É somente em 10 de junho de 1970 que a unidade passa a se chamar 9° BPM, também conhecido como Batalhão Voluntários da Pátria. A atual sede do batalhão começou a ser construída cinco anos depois, por iniciativa do governo estadual, sendo concluída em 1981.