Quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do comércio brasileiro, o Dia dos Pais de 2024, celebrado em 11 de agosto, deverá alcançar um volume de vendas em torno de R$ 735 milhões no Rio Grande do Sul, representando um incremento de 5% na comparação com a mesma data de 2023.
A projeção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS leva em conta fatores como o avanço do processo de recuperação da economia gaúcha após o evento climático de maio passado, o forte apelo emocional que a data apresenta e a melhora de indicadores de empregabilidade e de desaceleração da inflação.
“Temos uma boa expectativa de que as vendas serão positivas no Dia dos Pais 2024. Embora o nosso estado ainda esteja buscando superar os problemas causados pelas inundações de maio, observamos um otimismo de parte dos lojistas em relação a essa data, além de uma intenção de consumo crescente da população. Inclusive é possível verificar que alguns itens que podem ser adquiridos para presentear os papais, como aparelhos eletrônicos, tiveram queda de preço, o que estimula a compra”, analisa o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Ainda assim, a preferência dos consumidores na aquisição dos presentes deve manter roupas, calçados e vestuário no topo da lista, vindo a seguir, perfumes, utilidades domésticas e eletroeletrônicos. O ticket médio previsto deve chegar a casa dos R$ 265, valor expressivo para a data. Koch lembra, também, que a expectativa de boas vendas é importante para revitalizar o comércio gaúcho, uma vez que foram muitos os estabelecimentos do setor atingidos pelas enchentes.