Dia dos Pais vai movimentar R$ 222 milhões no comércio da capital, projeta Sindilojas POA

Tícket médio deverá chegar a um valor médio de R$ 285 por presente

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O comércio de Porto Alegre deverá movimentar R$ 222 milhões com a venda para o Dia dos Pais, com um valor médio de R$ 285 por presente, mas subindo para R$ 345 por consumidor considerando as compras para a data. Se confirmado o desempenho, vai correspondente a um aumento de 24,9% em relação a 2023. Os dados fazem parte de levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra sobre a intenção de compra do Dia dos Pais na capital gaúcha.

Cerca de 30% dos respondentes já indicaram o que mais desejam ganhar de presente no Dia dos Pais. A opção escolhida é roupa. Demais itens entre os mais desejados são calçados (15,6%), perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (13,9%), bebidas e artigos esportivos (10,7% cada um). Curiosamente, também são as opções mais lembradas por quem vai presentear.

A pesquisa mostra que o pai (55,8%) deve ser a pessoa mais escolhida para receber presentes. Esposo (26,5%), filho (8,8%), a si mesmo (6,5%) e irmão (4,5%) vem em seguida. Segundo os dados, a semana anterior ao Dia dos Pais será a de maior movimento no comércio para as compras. Ela foi citada por 46,5% dos entrevistados. Na sequência da lista vem a opção de comprar 15 dias antes (21,5%), seguida de véspera do dia (13,3%). Neste ano, até o dia 20 de julho, 9% disseram já terem comprado o presente.

O cartão de crédito, parcelado, deve ser a forma de pagamento preferida por 29,3% consumidores, sendo seguido pela opção a vista em dinheiro (23,8%) e Pix (17,5%). O Sindilojas Porto Alegre vê esses dados como uma indicação de recuperação do comércio varejista depois das perdas na época da enchente.

 “É claro que as perdas foram duras aos lojistas e será preciso mais do que uma data forte para a recuperação”, comentou Arcione Piva, presidente da Entidade. Mas, o otimismo se dá pelo motivo de que o frio veio e ficou por vários dias seguidos além de a pesquisa de intenção de compras demonstrar uma alta no ticket médio. “A previsão do tempo mostra que uma nova onda de frio voltará, ajudando nas vendas que antecedem a data festiva”, declarou.