O combate ao fogo que atinge um depósito de erva-mate na cidade de Machadinho, no Norte gaúcho, completou dois dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários do município, o incêndio foi controlado, mas ainda há focos espalhados no interior do pavilhão. Até o momento estimasse que já foram utilizados mais de 120 mil litros de água na ocorrência.
Uma das dificuldades enfrentadas é que o pavilhão foi danificado e corre riscos de ceder. Além disso, a erva-mate estava seca e armazenada em sacolas, o que facilita a propagação das chamas em caso de brasas que restam no local.
A unidade atingida é uma filial da Erva-Mate Barão de Cotegipe. Em nota divulgada nas redes sociais, a empresa confirmou que a perda total da edificação, mas destacou que nenhum funcionário ficou ferido. A estimativa é que mais de uma tonelada de erva-mate foi perdida.
Ainda não se sabe as causas do fogo, que teria começado próximo as 6h de quarta-feira, mas a suspeita é de curto-circuito. No auge do combate ao incêndio, chegaram a atuar bombeiros voluntários de Machadinho, São José do Ouro, Barracão, Cacique Doble, Tapejara.
No momento os bombeiros do município recebem apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha. A ação também conta com apoio de técnicos e máquinas enviadas pelas prefeitura de Machadinho. O foco é atuar no rescaldo do área.