Obras no Viaduto Otávio Rocha devem ser concluídas ainda em 2024

Serviço ficou paralisado em função da enchente de maio

Foto: Jeandro Michael/Especial Rádio Guaíba

A revitalização do viaduto Otávio Rocha, também conhecido como Viaduto da Borges, está perto de ser concluída. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o serviço em um dos principais pontos do Centro Histórico de Porto Alegre, deve ser entregue até o final deste ano. O Secretário de obras, André Flores afirmou que já foi concluída a impermeabilização das escadas, além dos sistemas elétrico, de água e de esgoto dentro das lojas.

Neste momento estão sendo instalados os pisos no nível da escada e está sendo realizada a reforma nas lojas. O trabalho nas calçadas ainda não foi iniciado. Conforme o secretário, o trabalho sofreu com o período da enchente, mas deve ser concluído ainda em 2024.

“Tivemos uma paralisação de 40 dias por conta da chuva. A obra não foi atingida na mancha de alagamento, mas os operários não tinham como vir trabalhar e a empresa também teve dificuldade com os fornecedores que não conseguiam entregar. Agora esse processo já foi retomado e a nossa expectativa é que até o final do ano já esteja com toda a funcionalidade entregue”, comenta Flores.

As escadas do lado esquerdo no sentido bairro-centro já estão sendo utilizadas pelos pedestres.

Construído a partir de 1928, o Viaduto Otávio Rocha recebeu apenas duas intervenções de recuperação: em 1998 e 2010. A partir desta revitalização, que começou em novembro de 2022, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial.