Conjunto de obras do corredor humanitário em Porto Alegre deverá estar pronto em até 30 dias

Trabalhos a serem concluídos incluem rampa de acesso à elevada da Conceição, base do pavimento e recorte do canteiro

Corredor será mantido permanentemente no Centro Histórico da Capital | Foto: Pedro Piegas/CP

Em até 30 dias, deverão ser concluídas a rampa de acesso à elevada da Conceição, mais a base da pavimentação asfáltica e o recorte de canteiro também na elevada, junto à avenida Voluntários da Pátria. As obras compõem o corredor humanitário, que está sendo mantido pela Prefeitura após servir como passagem temporária na direção do Centro Histórico durante as enchentes de maio. As informações são da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

A obra é fiscalizada pela Smoi, mas a execução é feita pela pasta de Serviços Urbanos (SMSUrb). A sinalização do trânsito, na sequência, será realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), assim como as mudanças de fluxo. Já há, na área da obra, que chama a atenção pela presença do maquinário, ao menos uma placa indicativa de trânsito à esquerda. No entanto, o trecho segue bloqueado para a passagem de veículos.

No atual corredor, é preciso atenção no trecho, já que não há indicação de faixas aos motoristas. Em suas laterais, onde estão dispostas pedras, será feito um muro. Já os ônibus que seguem em direção à zona Leste, e que até então desviavam pela rua João Goulart, a indicação da EPTC é seguir pela avenida Júlio de Castilhos, rua da Conceição, no sentido Centro-bairro, até a Voluntários da Pátria embaixo do viaduto. Depois, retornar pela rua da Conceição, sentido bairro-Centro, até o acesso à alça do corredor para ingressar no Túnel da Conceição, no Centro-bairro.

A EPTC informou que irá pintar também faixas exclusivas para o ônibus à esquerda no túnel, e a orientação aos demais motoristas de veículos é o trânsito pelas outras duas faixas. Os trabalhos de adaptação do trecho iniciaram na semana passada. Com a permanência do corredor, o acesso às avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria será via avenida Mauá, depois à esquerda na rua Carlos Chagas, seguindo pela avenida Júlio de Castilhos e rua da Conceição. Atualmente, o caminho mais viável para quem vem da Castelo Branco é seguir pela rua da Conceição até a avenida Osvaldo Aranha, onde é feito um retorno pelo mesmo túnel.