A prefeitura de Porto Alegre começou, nesta segunda-feira, dia 22, a obra para a colocação de rampas de acesso em três trechos da ciclovia da Ipiranga. Estas adaptações ocorrem no sentido centro-bairro da via, nos trechos junto à Rua Ramiro Barcelos, Rua Silva Só e Rua São Manoel.
Nestes locais houve deslizamento do talude e ainda precisam ser refeitos para o uso por parte dos ciclistas com segurança. O secretário de mobilidade urbana da Capital, Adão de Castro Júnior, explicou que os ciclistas vão compartilhar a pista de rolamento da avenida com os veículos nos três desvios.
“Vai ter sinalização, vão ter rampas de descida e de subida. A intenção é primar sempre pela segurança dos ciclistas, dos demais usuários do trânsito, que seriam os condutores de veículos automotores também e os pedestres. Então, a gente está fazendo um projeto de retomada da ciclovia com bastante segurança”, revelou o gestor.
A previsão do término dos trabalhos é de até 30 dias, conforme a SMMU. Caso chova, o cronograma poderá ser alterado.
Após a conclusão dos serviços, a estrutura será aberta entre a avenida Edvaldo Pereira Paiva e rua Salvador França. Com a liberação os ciclistas poderão utilizar 5,9 kms da ciclovia, o que representa 60% da extensão total do espaço.
Ainda segundo o secretário Adão de Castro Júnior, as interrupções na ciclovia da Ipiranga devem seguir em dias de chuva, mesmo com as reformas. “Sempre que chover forte nós vamos fazer um um anúncio do fechamento. Isso é importante porque nesse protocolo de segurança a gente vai primar por todos”, garantiu.