Eleições 2024: Eleitorado gaúcho aumenta e envelhece, mas perfil segue o de 2020

Maioria dos gaúchos aptos para votar em outubro é formada por mulheres, solteiras e com escolaridade baixa

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

As eleições no Rio Grande do Sul contarão com um eleitorado sutilmente maior, cerca de 3%, do que na última vez em que os gaúchos foram às urnas para decidir prefeitos e vereadores. Agora, são 8.682 milhões eleitores, em comparação com os 8.423 milhões em 2020. O aumento é simbólico, assim como em Porto Alegre, onde o número de votantes passou dos 1.082 milhão em 2020, para 1.096 milhão este ano. Os 13 mil eleitores a mais não foram o suficiente para manter as 36 vagas na Câmara da Capital que, com redução da população em geral, segundo o último Censo, perdeu uma cadeira. Assim, serão 35 vereadores eleitos em outubro.

A Capital é a cidade onde ocorreu o maior aumento no número de eleitores. Na Região Metropolitana, quatro municípios também tiveram o eleitorado ampliado. Confira aqui se o número de eleitores da sua cidade aumentou ou diminuiu.

Como esperado, os eleitores também envelheceram de quatro anos para cá. Se em 2020 a maioria dos votantes ficava entre os 35 e 39 anos, esse ano o maior percentual fica na faixa dos 40. São mais de 2 milhões (24%) de eleitores entre os 45 e 49 anos.

Mulheres ainda predominam no eleitorado

Ainda assim, o perfil geral se mantém. A maioria dos gaúchos que vão às urnas é formada por mulheres, solteiras e com baixa escolaridade. São 4.561 milhões (52%) de mulheres, para 4.120 milhões (47,46%) de homens. Na comparação com quatro anos atrás, ambas as porcentagens se mantêm. Entretanto, aqueles com ensino fundamental incompleto reduziram, ainda que continuem sendo maioria. Eram 30,15% do eleitorado há quatro anos e são 28,09% agora. Os solteiros também são ampla maioria, 58%.

Essa foi a primeira vez que dados complementares, como raça e identidade de gênero, foram coletados e disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Rio Grande do Sul tem mais de mil eleitores quilombolas

Dos 613 mil (7,06%) eleitores gaúchos que declararam raça, a maioria é branca (5,29%), seguidos de pardos (1,19%). Pretos não chegam a 1%. Os mesmos 613 mil que informaram raça, foram os que declararam identidade de gênero. São 540 mil cisgêneros para 2 mil transgêneros. Ainda assim, 92% dos eleitores não declararam nem um, nem outro.

Essa também foi a primeira vez que os eleitores quilombolas puderam se declarar como tal. Em todo Estado, foram 1.048 mil identificados. A cidade com o maior número é Canguçu, localizado na Região Sul do Estado, com 100 votantes. Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, com 96, e, a Capital, 65, aparecem na sequência. Os dados do eleitorado foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira.

Arte: Leandro Maciel / TSE