Sem ser brilhante, o Grêmio venceu o Vitória por 2 a 0 na manhã deste domingo no lotado estádio Centenário em confronto direto na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. O resultado mantém o Tricolor em 18ª na tabela do Campeonato Brasileiro, mas reduz para um ponto a distância para o time de Salvador, que está em 16°.
A equipe de Renato Portaluppi teve mais organização ofensiva na primeira etapa e perdeu boas chances com Edenilson e Carballo, além de um pênalti anulado pelo VAR. Na volta do intervalo, o meia Soteldo abriu o placar aproveitando sobra de lance individual aos 17 minutos. Nos minutos finais, Arezo, que entrou para fazer sua estreia, foi derrubado na área e o árbitro apontou o pênalti. Reinaldo cobrou e fez.
Na próxima rodada, o Grêmio tem mais um confronto decisivo diante do Corinthians, na quinta-feira, na NeoQuimica Arena. Os paulistas atualmente estão em 17°.
Pressão não vira gol
O Grêmio começou com o meio formado por Nathan Pescador, Carballo e Edenilson – ao lado de Villasanti – como novidades no time titular. O Tricolor teve o controle da posse de bola e pressionou diante de um estádio lotado. Apesar do ímpeto, a equipe gremista pecava na falta de qualidade para transformar a pressão em chances efetivas.
A chegada mais perigosa aconteceu aos 26 minutos. Depois de uma bela tabela, Carballo infiltrou por dentro e bateu rasteiro para importante defesa do goleiro Lucas Arcanjo. Na sequência, Kannemann foi derrubado pelo goleiro do Vitória e o árbitro apontou a penalidade. No entanto, o VAR identificou que a bola havia saído pela linha de fundo antes da falta ser cometida. O zagueiro argentino precisou ser substituído por Geromel.
Depois de um momento de instabilidade diante da imensa demora para o lance ser elucidado pelo árbitro de vídeo, o Grêmio retomou o controle da partida e levava perigo pelas pontas com Soteldo e Pavón.
A oportunidade de ouro surgiu aos 39 minutos. Soteldo driblou dois marcadores e cruzou na área na medida para Edenilson. O volante tocou de cabeça para fora da marca do pênalti. Os visitantes foram finalizar pela primeira vez aos 48 minutos num chute aleatório por cima do gol de Janderson.
Soteldo resolve e Arezo estreia bem
Apesar do empate, o Grêmio voltou sem mudanças para a segunda etapa. Sem o resultado, o Tricolor passou a tomar decisões precipitadas e cometer erros no ataque nos primeiros minutos. O Vitória, que só chutou uma vez antes do intervalo, passou a ter mais apetite ofensivo.
A postura cedeu brechas na defesa que o Tricolor enfim aproveitou. Edenilson puxou contragolpe e inverteu a bola até Pavón. O argentino cruzou para Soteldo que dominou, demorou, errou o chute, mas aproveitou o rebote para abrir o placar e aliviar a tensão das arquibancadas aos 17 minutos.
Renato fez as primeiras trocas aos 25 minutos com a estreia de Arezo e as entradas de Gustavo Nunes e Dodi. O time gremista passou a controlar a posse de bola para evitar sustos na defesa. Pepê entrou aos 32 no lugar de Nathan Pescador. Nos acréscimos, Arezo foi acionado por Gustavo Nunes dentro da área. O uruguaio girou bem e foi derrubado em pênalti. Reinaldo bateu e garantiu a vitória gremista no Brasileirão.