Emergências lotadas e unidades de saúde abertas neste domingo na Capital

Até as 19h, funcionam as unidades Assis Brasil, Beco do Adelar, Chácara da Fumaça, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, São Carlos, Modelo e Tristeza

otação nas emergências - Hospital Conceição | Foto: Pedro Piegas/CP

As emergências da Capital permanecem superlotadas. Na manhã deste domingo, o Pronto Atendimento da Moacyr Scliar registrava 335%, o Pronto Atendimento da Bom Jesus, 328% e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul 311%. Os hospitais estão com restrição de atendimento, por causa da lotação que ultrapassa os 248% no Hospital de Clínicas, 214% na Santa Casa, e 190% no São Lucas da PUC. A emergência do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) registrava 114 pacientes.

A assessoria do GHC observa que a superlotação nas emergências dos hospitais públicos é uma realidade que afeta todos os hospitais da Capital, principalmente no período de inverno (junho a setembro), quando aumenta a procura devido ao crescimento de casos respiratórios, sendo necessária uma atuação articulada com os gestores municipal e estadual que regulam as internações via SUS para enfrentar essa realidade, que é sistêmica.

Como ação estratégica da Operação Inverno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oito unidades de saúde estão abertas neste domingo. Até as 19h, funcionam as unidades Assis Brasil, Beco do Adelar, Chácara da Fumaça, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, São Carlos, Modelo e Tristeza, com atendimentos médicos, de enfermagem e vacinação.

Vacinação poderá ser realizada no Parque Farroupilha (Redenção), na esquina das vias Osvaldo Aranha e José Bonifácio, até 18h.