Claúdio Bier foi empossado na noite desta quinta-feira como novo presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS). Bier afirmou que um dos projetos de sua gestão será o de trabalhar por uma Zona Franca para o RS. “O Mercosul não deu certo. O Centro Oeste está crescendo muito, e São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm vantagem muito grande em relação ao Rio Grande do Sul em função de nossa localização. Uma das bandeiras da gestão será pensar em um princípio de Zona Franca para o Rio Grande do Sul”, revelou.
O novo presidente não detalhou como será o projeto, mas assegurou que ele será trabalhado. “Vamos ter que repensar e tentar com os próximos governos para que o Rio Grande do Sul tenha alguns benefícios, como o Nordeste, que possui incentivos e bancos com juros mais baratos. O Nordeste tem vantagens que nós não temos, o Rio Grande do Sul precisa começar a pleitear também”, disse.
Bier salientou, ainda, que sua gestão será direcionada a quatro pilares: Competitividade, Inovação, Desenvolvimento e Retenção de Talentos, Reconstrução das Indústrias. O industrial vê o Rio Grande do Sul com totais condições de se reerguer após a tragédia das enchentes. Mas que para que isso ocorra com mais rapidez é preciso que as empresas atingidas tenham acesso facilitado a crédito e com juros reduzidos, o que não vem ocorrendo atualmente, segundo ele.
Outro ponto abordado por Claudio Bier foi sobre a necessidade de se dar maior atenção e incentivar projetos de irrigação para no RS, já que, atualmente, apenas 10% da área plantada no Estado é irrigada. Para isso, ele sugeriu que se leve adiante o Fundopem Irrigação, proposta que prevê incentivos fiscais aos produtores rurais para investimentos na implantação de sistemas de irrigação nas culturas agrícolas. Na entrevista coletiva, Bier apresentou o futuro CEO da FIERGS, Paulo Hermann, que atuou por 22 anos na indústria de máquinas agrícolas John Deere, entre 2012 e 2021 como presidente da empresa.