Ampliação dos espaços no Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas

Avanço representa não apenas uma expansão física, mas também uma evolução no compromisso da instituição com a comunidade.

Foto: Bruno Bohn / Divulgação / CP

Este compromisso será renovado com a entrega oficial do novo prédio de atendimento de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, localizado no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da UCPel. O evento será no dia 19 de julho, às 16h.

As obras foram iniciadas em 2021, e reafirmam uma longa trajetória de prestação de serviços à população. A motivação dessa iniciativa foi impulsionada pelo aumento significativo do número de alunos, pela necessidade de expandir e qualificar os espaços para atividades práticas, e claro, ofertar cada vez mais serviços à comunidade, cumprindo, na essência, a missão da UCPel. Com a demanda regulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UCPel entendeu a necessidade de ampliar os serviços oferecidos à população, focando inicialmente em ginecologia, obstetrícia, pediatria, oftalmologia e otorrinolaringologia. Até o momento, foram investidos em torno de R$ 20 milhões no Campus.

Os investimentos não param por aí. A ocasião também marca o início das obras do maior hospital de Simulação Realística do RS, que já conta com parcerias da Lifemed, e financiamento público. Este espaço permitirá testes e simulações de novos produtos, serviços e procedimentos, estreitando laços entre universidade e empresas para impulsionar a inovação. O local terá área total de 1052 m².

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, este investimento representa uma requalificação de alto padrão, baseada na premissa de que os pacientes merecem o melhor tratamento, a melhor equipe e as melhores instalações possíveis. “No dia 19, entregaremos oficialmente à comunidade a primeira etapa de um extenso processo de melhorias, que chamamos de Cidade do SUS. Com isso, a universidade atinge seu tamanho ideal entre número de alunos, força de trabalho, estrutura física, e ainda começa a ter capacidade de investimento”, avalia.

Bachettini lembra que Franklin Oliveira Leite, junto com Dom Antônio Zattera e Moacir Vitorino Jardim, idealizou este conceito de curso de Medicina no interior do Rio Grande do Sul, lá em, 1960. “E agora, com um grande time, estamos dando continuidade a essa visão”, relata.

Segundo a pró-reitora acadêmica da UCPel Moema Chatkin, a entrega faz parte do complexo de saúde da UCPel juntamente com os ambulatórios de clínica médica, clínica cirúrgica, as clínicas de odontologia e de fisioterapia. Todos cuidadosamente pensados e construídos conforme as regras e normas vigentes, onde são treinados e formados profissionais com o perfil UCPel, “Seres humanos, profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade”, conclui. Nestes espaços são realizados diariamente, durante todo o ano, acolhimento e atendimentos à população de Pelotas e região, resultando em grandes números que significam muito mais que um quantitativo, mas a qualidade e a excelência na atenção à saúde, o que tem importante impacto nos indicadores de saúde e vida da população e ratifica o compromisso da UCPel com a comunidade.

Para a professora responsável pela Pediatria do curso de Medicina da UCPel, Márcia Andersson, todo o investimento, além de priorizar qualidade e segurança para pacientes, profissionais e alunos, gera ganhos para os acadêmicos que têm oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo teórico aprendido. “Aos médicos residentes também é oportunizado o treinamento em serviço. O novo ambulatório, juntamente com o ingresso de novos professores, contribui como cenário à demanda do maior número de alunos ingressantes na Medicina,” relata.

Impacto para a comunidade acadêmica e população

Para os alunos dos cursos da saúde, essa ampliação representa uma oportunidade única de enriquecimento educacional. Com mais opções de metodologias de ensino e práticas qualificadas, incluindo simulações realísticas em ambientes seguros, os estudantes têm à disposição recursos essenciais para seu desenvolvimento profissional. Além disso, essa expansão reforça que a UCPel está comprometida em formar profissionais capacitados e envolvidos diretamente com o atendimento à população.

Para a aluna do curso de Medicina da UCPel, Ester Fiss, a ampliação trouxe uma melhora nos serviços para os pacientes. “Além das salas serem novas, estão bastante equipadas, as de ginecologia, por exemplo, possuem banheiros, o que é muito importante na hora de fazer uma coleta,” pontua.

A UCPel é a maior escola médica do Rio Grande do Sul e o Campus da Saúde mantém mais de 1.700 alunos envolvidos, sendo 1.080 de Medicina e outros cursos como Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Estética e Cosmética. A UCPel oportuniza acesso à Educação Superior por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI), do Governo Federal, que oferece bolsas integrais aos estudantes e também o crédito estudantil próprio, pela Fundação Dom Antônio Zattera, com pagamento após a formatura. No ano de 2023 foram 1.133 alunos beneficiados com o PROUNI e 205 créditos estudantis pela Fundação. Atualmente, 312 alunos dos cursos da saúde recebem o auxílio do PROUNI, 125 deles apenas no curso de medicina.