Com o tema “Reconstruir é acreditar de novo”, o 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, organizado tradicionalmente pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), está se aproximando e traz uma riquíssima programação em prol da retomada do Rio Grande. A realização do evento será na próxima semana, dias 16 e 17 de julho, na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre.
A Famurs, através desta edição do evento, objetiva promover um espaço ideal à busca de soluções e apoio aos municípios e gestores gaúchos para ultrapassar esse momento desafiador e sem precedentes, considerado a maior catástrofe climática vivenciada no estado, superando as enchentes de 1941.
O 42º Congresso integrará painéis de debate acerca não apenas de medida para fortalecimento dos municípios e reconstrução do Rio Grande do Sul, mas também estratégias de prevenção para novos eventos climáticos. E, assim, a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais, bem como de demais autoridades, é fundamental.
Dentre a programação, o encontro traz também representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discussão.
“Juntos, poderemos discutir e definir estratégias para a reconstrução da infraestrutura, o apoio às comunidades afetadas, o desenvolvimento sustentável e a retomada da economia gaúcha”, destaca o convite do presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
O evento, organizado pela Casa Municipalista gaúcha, tem patrocínio do Banrisul, Badesul, BRDE, GovBR, 1Doc, Aprende Brasil, System e Caixa. E, conta ainda com o apoio da CNM, Granpal, Planalto, Crea/RS e Emater.