Eleições 2024: Correio do Povo, Rádio Guaíba e Amrigs formalizam parceria para debates em Porto Alegre

Debate de primeiro turno deve ocorrer entre final de setembro e início de outubro

Reunião na sede da Amrigs formalizou renovação da parceria - Foto: Diego Nuñez / Especial / CP

O Correio do Povo, a Rádio Guaíba e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) firmaram uma nova parceria para a realização de debates para as eleições 2024, como já ocorreu em 2020 e 2022. Representantes do jornal, da rádio e da associação se reuniram na manhã desta quarta-feira (10) para formalizar a renovação da parceria para debates dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, em primeiro e segundo turnos.

O debate que antecede o pleito de primeiro turno deve ocorrer entre o final de setembro e o início de outubro. A data ainda não foi confirmada, pois ainda está sendo organizada junto aos partidos, que tampouco definiram suas chapas para a majoritária, salvo exceção.

O acordo entre as partes foi definido em reunião realizada na sede da entidade, localizada na Zona Leste de Porto Alegre. O Teatro da Amrigs será o palco do enfrentamento de ideias e retóricas entre os postulantes ao Paço Municipal da Capital gaúcha.

“Estamos muito felizes de poder realizar esses debates e ficamos mais felizes ainda quando há, por parte da população, a cobrança para que o debate aconteça. Nossos debates vêm sendo uma janela para que a população, de forma democrática, escolha aquele que irá gerir todos nós como cidade durante quatro anos. A eleição para prefeito é a que afeta todos nós, munícipes da cidade de Porto Alegre, de forma direta todos os dias. Que perdure essa parceria com a Amrigs”, afirmou Marcelo Dantas, diretor-presidente do Correio do Povo.

O primeiro fruto dessa parceria foram os debates para a prefeitura de Porto Alegre durante as eleições 2020, em que o atual prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB), sagrou-se vencedor. A rodada seguinte de debates foi realizada entre candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições 2022, vencidas por Eduardo Leite (PSDB), o primeiro governador a se reeleger no Estado.