A Cimed, terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil, está com seu portfólio de medicamentos preparado para o inverno. Apesar das altas temperaturas que marcaram o outono, historicamente a farmacêutica se programa com meses de antecedência para a chegada da temporada mais fria, armazenando insumos para a fabricação desse tipo de medicamento. A maioria do portfólio de medicamentos para o inverno, como antigripais, além de remédios para dor, inflamação e antialérgicos, fazem parte da categoria que não exige prescrição médica.
Em 2023, a farmacêutica faturou R$ 6,7 milhões no Rio Grande do Sul com as vendas de medicamentos para gripe, sendo o Cimegripe líder de consumo pelos gaúchos, com R$ 2,9 milhões vendidos, seguido das pastilhas para garganta Ciflogex (R$1,5 milhão) e Loratamed (R$1,3 milhão), que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia. Os medicamentos Aceviton (R$ 505 mil), Ambroxmel (R$158 mil), Narix (R$ 117 mil), Fexx (R$ 66 mil) e Alergomine (R$ 28 mil) completam a lista dos mais vendidos no Rio Grande do Sul.
Para 2024, a Cimed estima que as vendas desse tipo de produto seja 10% maior do que em 2023. No último ano, o faturamento dos medicamentos da linha de inverno atingiu em todo país, aproximadamente, R$ 500 milhões, com um total de mais de 75 milhões de unidades vendidas. As principais categorias de medicamentos mais vendidos durante a época do inverno foram os antigripais, representando 7,1% do faturamento total, seguidos por medicamentos para dor e inflamação com 6,9% e antialérgicos com 5,3%.
“Estamos dedicados a ampliar nossa produção de medicamentos de inverno para assegurar que nossos clientes tenham acesso aos produtos necessários para cuidar da saúde durante a estação mais fria do ano. Mesmo em locais onde as temperaturas possam estar mais altas do que o esperado para este período, é fundamental que todas as farmácias estejam devidamente abastecidas para atender a demanda quando o inverno rigoroso chegar.” comentou Adibe Marques, diretor comercial da Cimed.
Para promover a campanha, a partir de junho, a empresa farmacêutica irá oferecer ainda mais acessibilidade nos produtos sazonais com descontos especiais em todas as farmácias do Brasil. Toda a linha Cimegripe, além de outros produtos selecionados estarão com 50% de desconto nos dias 01 e 02 de julho. Assim, a Cimed reforça seu compromisso de proporcionar soluções de saúde eficazes e acessíveis para seus consumidores.”