Arquitetos Voluntários lançam Missão Reconstrução RS para recuperar creches, escolas e abrigos atingidos pelas enchentes

Seis instituições que atendem mais de 1,2 mil crianças já estão sendo beneficiadas pelas ações do grupo

Serviços de reparos no Centro de Educação São Vicente de Paulo. Foto: Divulgação/Arquitetos Voluntários

Uma associação que reúne mais de 130 profissionais multidisciplinares, a Arquitetos Voluntários, está lançando a Missão Reconstrução RS, uma iniciativa voltada à recuperação de creches, escolas infantis e abrigos permanentes não governamentais localizados em áreas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Juntas, as primeiras seis instituições selecionadas para serem revitalizadas – cinco escolas infantis de Porto Alegre e uma ONG de Taquara, no Vale do Paranhana – atendem mais de 1,2 mil crianças. “Estamos trabalhando para criar ambientes mais seguros e acolhedores, transformando esses espaços que foram danificados pelas enchentes em refúgios de esperança”, destaca a arquiteta e diretora operacional dos Arquitetos Voluntários, Bianca Russo.

Em Porto Alegre, o grupo já está atuando na Escola Marista Menino Jesus (bairro Floresta), no Centro de Educação São Vicente de Paulo (São Geraldo) e nas Escolas de Educação Infantil Vitória (Humaitá), Mário Frigo (Farrapos) e Nossa Senhora dos Navegantes (São Geraldo). Em Taquara, o grupo trabalha na revitalização da sede da ONG Vida Breve, que oferece oficinas de arte, cultura e educação para crianças e jovens. A recuperação dos espaços inclui diversas ações, como pintura, troca de pisos e revestimentos, melhorias nos sistemas de iluminação, além da instalação de novos móveis e equipamentos. Essas medidas visam criar ambientes renovados e mais confortáveis para todos.

Trabalho especializado
O trabalho é realizado de forma voluntária, financiado por doações direcionadas exclusivamente para a reconstrução das escolas, creches e abrigos. Além de Porto Alegre, as operações se concentram nas regiões Metropolitana, Serra e dos Vales. A seleção dos locais que serão revitalizados é conduzida pelo Grupo de Mapeamento dos Arquitetos Voluntários, que inicialmente identifica se os empreendimentos estão em áreas suscetíveis a novas inundações e, em um segundo momento, faz uma análise, in loco, para verificar a viabilidade da intervenção.

Os critérios de seleção incluem estar fora de áreas de proteção permanente, possuir documentação regularizada, ter sido afetado pelas enchentes e não apresentar comprometimento estrutural. “Vamos juntos ajudar a reconstruir o Rio Grande do Sul. Cada gesto de solidariedade faz a diferença e nos enche de esperança. Vamos transformar essa dor em ação”, afirma a arquiteta e urbanista Monique Fontes, diretora de comunicação do grupo.

Instituições que atendam a esses critérios podem contatar os Arquitetos Voluntários pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @arquitetosvoluntarios.

Sobre os Arquitetos Voluntários
O coletivo Arquitetos Voluntários foi criado por sete arquitetos, em 2020, com o objetivo de construir espaços de acolhimento e descompressão destinados aos profissionais da linha de frente do combate à Covid-19. Durante a pandemia, o projeto arrecadou R$ 4,5 milhões em doações de insumos que beneficiaram mais de 22 mil profissionais da saúde em Porto Alegre, na Região Metropolitana, na Serra e em São Paulo. Mais de 300 empresas apoiaram a iniciativa, contribuindo com recursos financeiros, produtos, materiais e mão de obra.

Diante da catástrofe climática que devastou o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o grupo retomou as ações por meio da Missão Reconstrução RS. Nesta nova etapa de atuação, o foco dos Arquitetos Voluntários está na reforma de creches, escolas infantis e abrigos permanentes não governamentais atingidos pelas enchentes. Atualmente, o coletivo conta com mais de 130 voluntários multidisciplinares e desenvolve suas atividades com recursos provenientes de doações de pessoas físicas e empresas.

Participe da Missão Reconstrução RS
As doações para a Missão Reconstrução RS podem ser realizadas pela chave PIX (CNPJ – 41488235000151). Além de recursos financeiros, também são bem-vindas doações de materiais de construção civil como tintas, materiais elétricos e hidráulicos, luminárias, louças e metais, portas internas, pisos vinílicos, mobiliário infantil, mesas de trabalho, cadeiras, armários, equipamentos de cozinha, playgrounds para áreas externas, brinquedos e material pedagógico.