Nível do Guaíba deve começar a baixar na próxima semana, diz IPH

Instituto informou que existe a possibilidade de que as águas se elevem mais devido ao vento e às chuvas previstas para os afluentes

Guaíba estava em nível elevado, em torno de 3 m na régua da Usina do Gasômetro por volta das 11h desta sexta-feira, 5. Ou seja, cerca de 15 cm abaixo da cota de alerta para este ponto | Foto: Fabiano do Amaral

nível do Guaíba deve seguir estável no final de semana, com pequenas elevações em função do vento. Ao longo da próxima semana a tendência geral é de diminuição dos níveis, mantendo-se abaixo da cota de alerta. A informação foi divulgada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, que também informou que a principal preocupação do momento é a possibilidade de que as águas se elevem mais devido às chuvas previstas para os afluentes e pelo vento.

O Guaíba estava em nível elevado, em torno de 3 m na régua da Usina do Gasômetro por volta das 11h desta sexta-feira, 5. Ou seja, cerca de 15 cm abaixo da cota de alerta para este ponto. As previsões meteorológicas mais atualizadas indicam chuvas de até 20 mm nas próximas 24h na faixa central do RS cobrindo parte da bacia do Guaíba.

Não há previsão de volumes elevados de precipitação nesta bacia. Mas as previsões indicam ventos sobre o Guaíba e a Laguna dos Patos, predominantemente na direção sul durante a próxima semana.

Os rios Taquari e Caí apresentam níveis baixos. Já o Rio dos Sinos e o Jacuí segue elevado mas em descida lenta. O rio Gravataí está em nível moderado com redução lenta. Não ocorreu precipitação com volume significativo nos últimos dias.