Quase 80% dos empreendedores pesquisados pelo Sebrae RS não estão cientes das linhas de crédito disponíveis para auxiliar na retomada de seus negócios. O dado é revelado pela “Pesquisa de Impacto das Enchentes no RS”, realizada pelo Sebrae RS e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que ouviu até 25 de junho 16.657 empreendedores.
Ainda de acordo com o levantamento, mais de 50% estão pessimistas ou muito pessimistas com o cenário do seu negócio para os próximos dois meses. Do total de entrevistados, 36,25% são microempresas, 27,12% são microempreendedores individuais, 22,3% estão enquadrados como empresas de pequeno porte, 9,41% como médias empresas, 3,58% como produtores rurais e 1,35% como grandes empresas.
E é justamente para orientar o empreendedor nessa fase de retomada que o Sebrae RS oferece as “Mentorias Solidárias”, que, de forma on-line, individuais, gratuitas e com duração de até 45 minutos, buscam assessorar em diversas áreas, como gestão dos negócios, logística e até psicologia corporativa. Segundo Alcir Cardoso Meyer, head de Startups do Sebrae RS, há cerca de 20 mil mentorias disponíveis para os empreendedores gaúchos, atingidos ou não pelas cheias.
Ao todo, são mais de 300 mentores disponíveis para atender empreendedores que precisam de assessoria e direcionamento para esse momento. Até o momento, já foram disponibilizadas mais de 3,5 mil horas semanais de mentoria na plataforma Oraculli.
O Oraculli é um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae MS e que foi nacionalizado pelo Sebrae Nacional. Empreendedores e mentores se cadastram no aplicativo, onde é possível visualizar perfis de mentores, suas áreas de atuação e avaliações feitas por outros usuários. Os empreendedores, por sua vez, podem escolher entre sessões de mentoria de 45 minutos ou de 15 minutos, agendando dia e horário conforme sua conveniência. No dia agendado, basta acessar a sessão on-line e, após a mentoria, avaliar o serviço recebido.