Brasileiros escolhem o cartão de crédito em vez de empréstimos pessoais

6 em cada 10 consumidores afirmam que devem solicitar crédito extra nos próximos 2 meses

Foto: JOSÉ CRUZ / AGÊNCIA BRASIL

O cenário de crédito no país apresenta bruscas mudanças no comportamento do consumidor brasileiro, revela o Mapa Serasa Crédito de maio. O estudo mensal mostra que o cartão de crédito assumiu a liderança entre as modalidades mais desejadas pelos consumidores que buscam um dinheiro além da renda habitual. Mencionado em março por 45% dos pesquisados, o cartão agora chega à marca de 55% das preferências.

Em direção oposta ao cartão de crédito, o empréstimo pessoal, que era o preferido em março, caiu para 47%, registrando uma queda de 10 pontos percentuais em 90 dias – abril já havia registrado queda de 6 pontos percentuais. O crédito consignado se manteve na terceira posição dos tipos de crédito procurados, mas com uma procura menor.

SUL

No levantamento do Mapa Serasa Crédito, a Região Sul do Brasil apresentou dados significativos sobre o conhecimento e uso de diversos tipos de crédito. No que diz respeito ao conhecimento das modalidades de crédito, 74,8% dos entrevistados conhecem o cartão de crédito, enquanto 68,6% estão familiarizados com o empréstimo pessoal. Além disso, 44,1% dos entrevistados conhecem a antecipação do FGTS e 43,8% têm conhecimento sobre o crédito consignado. A modalidade de crédito com garantia de veículo é conhecida por 29,2% dos entrevistados.

Quanto à solicitação de crédito, 27,4% dos entrevistados na Região Sul solicitaram crédito no último mês, e 35,9% indicaram ter feito isso há mais de seis meses. A simulação de empréstimo pessoal também se mostrou relevante, com 53,5% dos entrevistados tendo solicitado uma simulação, refletindo a popularidade desta modalidade na região.

Em relação à finalidade do crédito, 25,8% dos entrevistados utilizaram crédito para pagar contas do dia a dia, como supermercado e farmácia, enquanto 24,2% usaram o crédito para realizar investimentos.

BUSCA POR CRÉDITO

O estudo também indica uma diminuição considerável na intenção de busca por crédito, registrando uma queda de 10 pontos percentuais na comparação entre os meses de março e maio. No levantamento de maio, 55% dos entrevistados afirmam que devem buscar crédito em breve – em março, por sua vez, esse percentual figurava na casa de 65%.

“No primeiro trimestre, os brasileiros precisaram arcar com as tradicionais contas do período, como pagamento de IPVA, IPTU, matrículas nas escolas e outros gastos sazonais, como despesas de férias familiares”, explica Lucas Barleta, gerente do Serasa Crédito. Segundo ele, o empréstimo atuava como uma ferramenta para lidar com essas grandes contas de início de ano, mas passado esse período o cartão de crédito assume seu posto de preferido pelos consumidores brasileiros para as despesas consideradas cotidianas.

Neste novo cenário, o cartão pode ser um aliado para a organização financeira, desde que utilizado com muita responsabilidade, em especial nos gastos de rotina. “Com menos urgência, o brasileiro consegue olhar com mais calma para os benefícios dos cartões disponíveis, comparar as taxas e ponderar melhor sobre as possibilidades para tomar o crédito de forma mais consciente. A educação financeira pode ser a chave para estabelecer um bom planejamento a longo prazo e evitar o endividamento”, afirma Barleta.