Após dez semanas, foi retomada nesta quinta-feira a Feira Ecológica do Centro Administrativo Guilherme Socias Villela, no Centro Histórico de Porto Alegre. Segundo o presidente da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), Eduardo Gigante, todos os envolvidos têm expectativa positiva em relação ao retorno, apesar de algumas lavouras ainda apresentarem danos em razão da enchente e das chuvas que atingiram o Estado no mês de maio.
Para Gigante, também é simbólico o retorno do elo direto com o consumidor, visto que a Feira vai completar um ano em agosto.
Com a participação de produtores de diferentes segmentos, são comercializados produtos variados. Entre os itens à disposição da comunidade estão hortaliças, frutas, ovos, cogumelos, pães e biscoitos. Para o retorno gradual, o produtor Gilberto Antunes escolheu ofertar bergamotas. Ele destaca que não registrou alagamentos na propriedade que cultiva, mas que as plantas foram afetadas pelo grande volume de chuvas. Otimista, ele reforça que a tendência é de que o público consumidor seja maior no decorrer das edições.
A Feira Ecológica ocorre semanalmente, todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, no Centro Administrativo, localizado na Rua General João Manoel, nº 157. A realização se dá pela parceria da RAMA com a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov).