Usuários de ônibus em Porto Alegre ainda enfrentam dificuldades causadas pela cheia

Seis linhas continuam desativadas e terminais de embarque e desembarque aguardam manutenção

Terminal de ônibus na avenida Polônia aguarda limpeza - Foto: Fabiano do Amaral / CP

O transporte público de Porto Alegre ainda sente o impacto das inundações de maio e junho. Enquanto seis linhas de ônibus permanecem desativadas, parte dos usuários enfrentam dificuldades com problemas em terminais de embarque e desembarque.

É o caso do Terminal São Pedro, no bairro São Geraldo. As duas estruturas na esquina da avenida Polônia com Voluntários da Pátria, que recebem as linhas T2, T2A e T8, permanecem sujas de barro, dois meses após a região ser alagada. Uma fita de sinalização foi colocada para evitar que as pessoas sentem nos acentos, e a calçada está coberta de lixo e lodo.

“É um cheiro muito forte de podre, a rua, a parada e a calçada estão imundas. Os carros passam e jogam essa sujeira toda na gente”, contou a auxiliar de serviços gerais Alana Almeida, que esperava o T8 para retornar para casa, na avenida Antônio de Carvalho.

Sem saber, a jovem de 20 anos aguardava o coletivo no local errado. Diante das condições do terminal, o embarque está ocorrendo a metros de onde estava, na esquina da Voluntários.

Sacos colocados pelo DMAE sobre bueiros contribuem para sujar ainda mais a avenida PolôniaSacos colocados pelo DMAE sobre bueiros contribuem para sujar ainda mais a avenida Polônia Foto: Mauro Schaefer

A Capital tem seis linhas ainda fora de operação em função da enchente. São itinerários que atendem bairros Anchieta, Humaitá e região do Aeroporto Salgado Filho, todas sem previsão de retomada: C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento; M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil; A60 – Alim. Triângulo/Assis Brasil/Fiergs até Fernando Ferrari; 704.2 – Humaitá/Ernesto Neugebauer; 705.2 – Aeroporto/Ceasa e 705.3 – Aeroporto/Ceasa/Fecomércio.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, 98% da oferta existente antes da enchente foi retomada. Avaliações diárias são realizadas para normalizar as operações. A retomada de todos os terminais de ônibus no Centro Histórico também é destacada.

Já sobre a limpeza do Terminal São Pedro, no bairro São Geraldo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana afirma ser atribuição do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O terminal, conforme a secretaria, atende essencialmente aos passageiros da estação São Pedro da Trensurb, desativada no momento.

Diante da situação da avenida Polônia, as linhas que circulam pela via adotaram pontos de parada alternativos. Os usuários podem consultar desvios e alterações de rotas no perfil @prefpoaservicos e no app CittaMobi.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo DMLU, informou que o Terminal São Pedro receberá os serviços de limpeza a partir desta quarta-feira, em apoio às ações da EPTC. A previsão é que a operação de retirada de resíduos, remoção de areia e lavagem da área e das demais vias do entorno se estenda até o fim da semana.

A pasta destaca ainda que a força-tarefa que atua na limpeza da cidade já removeu 91.736 toneladas de resíduos pós-enchente até o momento. Os materiais são encaminhados ao aterro de inertes, localizado no município de Gravataí.