Porto Alegre: 4 mil vagas de trabalho são ofertadas em Feirão de Empregos

Evento segue até esta quinta-feira em frente ao Mercado Público

Entrevistas e orientações estão sendo realizadas no próprio Feirão, em frente ao Mercado Público Foto: Jeandro Michael / Rádio Guaíba

Está acontecendo em Porto Alegre o Feirão de Empregos que tem disponível aproximadamente 4 mil vagas de trabalho. O evento iniciou na manhã desta quarta-feira, 3, e segue até a quinta-feira, 4, no Centro Histórico da capital, no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h. Além dos empregos disponíveis, a atividade inclui palestras de capacitação, apoio e orientação para organização de currículos, entre outros serviços.

O evento chega no período pós enchente, que impactou na perda de 22 mil empregos no estado. Segundo o Secretário Municipal do Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon, na capital foram em torno de 2.600 trabalhos perdidos e esse feirão marca a retomada do mercado de trabalho na capital.

“São 4 mil oportunidades que nós temos aqui. Contamos com 45 grandes empresas contratando aqui no local com recrutamento em todos os setores, na indústria, comércio, serviço, parte de construção civil. Temos na área de bares e restaurantes um volume grande de recontratações, uma única empresa tem 300 oportunidades. Tudo isso torna o evento uma grande oportunidade de reinserção no mercado de trabalho após esse momento tão difícil que nós passamos”, disse Simon

A maioria das oportunidades é para contratação via CLT, mas também estão disponíveis posições para estágio e menor aprendiz. Pessoas com Deficiência também têm vagas disponíveis. Mais de 40 empresas parceiras estão realizando as entrevistas no local. Na manhã deste primeiro dia, centenas de pessoas estiveram no local e a expectativa é de que esse número chegue a milhares até o final do evento.

Buscando uma oportunidade a mais de 4 anos, Leal dos Santos chegou cedo no feirão e seguiu esperançoso para encontrar o seu espaço no mercado de trabalho.

“Eu quero sair daqui empregado. O serviço que eu estou procurando é de portaria, mas se tiver outro eu pego também. Estou a mais de 4 anos na busca, mas como eu não tinha terminado o ensino médio não consegui, mas agora que terminei espero encontrar algo”, comenta dos Santos.

Assim como fez o seu Leal, quem estiver em busca de oportunidade tem até amanhã às 16h para participar do Feirão que acontece em frente ao Mercado Público.