Uma massa de ar frio derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul. O amanhecer do domingo foi marcado por um frio intenso. No Centro da Capital, às 8h, os termômetros marcavam 6°C. De acordo com a Metsul Meteorologia, o frio é mais intenso em áreas de maior altitude, onde as marcas negativas serão generalizadas. Grande parte do Estado e cidades catarinenses registraram marcas ao redor de 0ºC ou negativas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o frio continua no RS. Na segunda-feira, serão registradas mínimas de -2 a 1°C na Serra e Sul, e entre 1-4°C nas demais áreas, persistindo a condição de geada. As máximas variam de 9-15°C. Na terça-feira de manhã, mínimas de 0-5°C, com possibilidade de geada no Oeste, Campanha, Sul, Vales e Serra. As máximas variam entre 13-17°C na maioria das regiões. Na quarta-feira, o frio predomina, com mínimas entre 1-8°C e máximas de 13-19°C.
O sábado também foi congelante, apesar do sol e tempo aberto. Os termômetros na Capital registraram 13ºC e cidades do interior registraram temperaturas até 10ºC,ra do ano. De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas marcaram 7,3ºC em Canguçu; 8,1ºC em Caçapava do Sul e São José dos Ausentes; 8,6ºC em Bagé; 9,1ºC em Cambará do Sul e Vacaria; 9,7ºC em Soledade; e 9,9ºC em Canela.
Na sexta-feira, a prefeitura acolheu 192 pessoas em situação de rua. Das 272 vagas em albergues da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 160 foram ocupadas, sendo 138 homens, 15 mulheres e sete LGBTQIA+. Outras 32 pessoas passaram a noite no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). No ginásio, foram ofertados alimentos para o jantar e café da manhã, água e kits de higiene.
A estrutura no Ginásio do Demhab ficará disponível para acolhimento da população de rua até esta terça-feira, 2, das 19h às 7h, e sempre será aberta mediante temperaturas mínimas inferiores a 5 graus, conforme o protocolo da Operação Inverno. O acesso do público ocorre por meio da equipe de Ronda Extraordinária Noturna. A rede de proteção social às pessoas em situação de rua pode ser acionada pelo telefone 156, opção 7.