Praia do Belém Novo fica submersa após nova cheia do Guaíba

Praça José Comunal foi tomada por mais de 1,5 metros de água

Foto: Camila Cunha/Correio do Povo

A praia do bairro Belém Novo, na Praça José Comunal, outrora um dos pontos turísticos mais movimentados do extremo Sul de Porto Alegre, está inacessível. Isso porque o nível do Guaíba voltou a subir a e água deixou a localidade completamente submersa por mais de 1,5 metros de água. Quem frequentar a área neste sábado verá que a natureza tomou conta dos espaços de lazer, com direito a marrecos silvestres nadando livremente no espaço onde havia brinquedos para crianças.

A guarita para os guarda-vidas também está vazia. A inundação ultrapassou a metade da estrutura, que mede pouco mais de três metros. No entorno, bancos, lixeiras e churrasqueiras também ficaram debaixo d’água.

Letícia Souza Pacheco, de 47 anos, trabalha como gestora de projetos e mora no bairro. Ela costumava frequentar a praia do Belém Novo, onde participava de competições de natação. O hábito teve que ser deixado de lado por conta das cheias do Guaíba e dos montes de lixo arrastados pela correnteza.

“Além dos alagamentos, outro grande problema é a poluição. Nem mesmo quando o nível do Guaíba baixar será possível dar um mergulho na praia do Belém Novo. A água trouxe lixo e está contaminada. Vai levar tempo até retomarmos a normalidade”, ponderou a moradora.

Mesmo com a nova subida da água, a avenida Beira Rio ainda não registra alagamentos. No entanto, vias adjacentes, sendo parte ainda não asfaltada, estão repletas de buracos, declives e lama. Ali, veículos mais baixos trafegam com dificuldade e o odor de bueiros extravasados se espalha no ar.