A chegada do frio tende a aumentar a procura por abrigo no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D’Eu, no bairro Santana, em Porto Alegre. Foram cerca de 32 homens em situação de rua que pernoitaram, das 19h de sexta às 7h deste sábado, no local. De acordo com a previsão dos funcionários da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o número de pessoas alojadas deve dobrar e passar de 60 ainda nesta noite, levando em conta a expectativa da mínima de três graus ao longo do final de semana.
Na interpretação das equipes da Fasc, a procura por abrigo também se manteve dentro da média porque foi a primeira noite da fase extraordinária da Operação Inverno. Neste ano, a campanha foi antecipada por conta das chuvas e enchentes que atingiram o estado e a Capital.
Quem procurou o ginásio do Demhab na abertura da campanha pode desfrutar de uma janta que incluiu frango, arroz, bacon e massa. Para o café da manhã, foi oferecido leite, pão, presunto e queijo aos abrigados. Ainda no alojamento, também foram distribuídos cobertores, roupas, toucas de lã e kits higiene.
Além das 32 pessoas abrigadas no Ginásio do Demhab, outras 160 passaram a noite em outros alojamentos da prefeitura. Foram disponibilizadas vagas em albergues, que foram ocupadas por 138 homens, 15 mulheres e sete LGBTQIA+.
O frio também fez com que os profissionais da Fasc Intensificassem as abordagens sistemáticas a pessoas em situação de rua. São 11 equipes de abordagem social, atuando diariamente das 8h30 às 17h30, sendo que o serviço na região Central se estende até às 21h. Já a abordagem da ronda noturna funciona das 20h às 23h em toda a Capital. Além da busca ativa, o acesso para os espaços pode ser solicitado por meio da Central de Abordagem pelo canal 156 opção 7, que funciona 24h.