Programa divulga as 6 startups selecionadas para jornada de investimentos

Entre as selecionadas esta a Pix Force, que tem sede em Porto Alegre

Crédito: Freepik

Oxygea Ventures, fundo de CVC e CVB voltado para startups que atuam com foco em sustentabilidade e indústria 4.0, anuncia as 6 startups selecionadas para participar da edição 2024 do Oxygea Labs. Nesta edição, o programa oferece um modelo inédito de acompanhamento e desenvolvimento de startups, que foi estruturado em parceria com a Innoscience, trazendo uma  trilha especializada na capacitação em fundraising para fundadores de negócios com soluções que atendam ao escopo da tese de investimentos do veículo.

Entre as selecionadas está a PixForce, startup de tecnologia de visão computacional, inteligência artificial e machine learning que transforma dados e imagens em informações que apoiam processos na indústria, com sede em Porto Alegre. A startup, aliás, foi destaque no Energy Summit Awards – principal evento de transição energética global e sustentabilidade do Brasil. A empresa recebeu o prêmio na categoria de Startups, por sua contribuição inovadora para o segmento no País.

A Pix Force também está em processo de internacionalização. No mês passado, a startup participou da Offshore Technology Conference (OTC) 2024, em Houston, no Texas, e aproveitou a oportunidade para preparar a instalação de sua sede nos EUA. No ano passado a startup foi reconhecida como sendo a principal solução inovadora e aplicável para o segmento de óleo e gás do ATCE 2023 Start Up Village, promovido pela Society of
Petroleum Engineers (SPE). A premiação ocorreu na cidade americana de San Antonio, no
Texas.

PROGRAMA OXYGEA

Com duração entre junho a dezembro deste ano, o programa vai além da prerrogativa de receber um investimento, oferecendo masterclasses presenciais com nomes de peso do ecossistema de inovação brasileiro como, Paulo Costa, do CUBO, Anderson Thees, do Itaú, Lívia Brando, da Vox e Rodrigo Baer, da Upload, assim como mentorias individuais e apoio para estruturação de pitch deck, revisão da estratégia de produto, modelagem financeira e preparação de documentação necessária para futuras rodadas. Além disso, o programa proporciona oportunidades comerciais e de investimento com outros players do mercado.  

Ao entrar no programa, as selecionadas recebem um incentivo de R$ 75 mil para viabilizar sua participação. Durante a jornada, as startups também passam por uma diligência, e podem  receber um investimento de R$2 milhões cada, por meio de um mútuo conversível – ou instrumento similar que se adeque à estrutura da companhia -, ou como parte de uma rodada precificada pelo mercado. Além disso, a decisão de investimento pode ser feita a qualquer momento da jornada. As startups ainda passam a integrar o portfólio do fundo e contam com o acompanhamento do time Oxygea em seus principais desafios dos negócios e na conexão e relacionamento com corporações e fundos de investimento para oportunidades futuras.

O batch conta também com outras 3 startups convidadas, que fazem parte do portfólio da Oxygea e que podem potencializar as discussões trazendo perspectivas de trajetórias diferentes (incluindo a jornada de venture building). As 3 se juntam a trilha de fundraising mas não recebem o incentivo e o investimento previstos no programa.