O Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” atracou, novamente, em Rio Grande, juntamente com a Fragata Liberal nesta semana. As embarcações estavam carregadas com 115 toneladas de donativos de primeira necessidade, incluindo alimentos não perecíveis, água mineral e produtos resfriados.
Após a chegada, os donativos serão distribuídos às comunidades mais necessitadas, de acordo com as orientações da Defesa Civil. Uma parte das doações deve ser levada até a Colônia Z3, em Pelotas, área também bastante atingida pela enchente da Lagoa dos Patos. Esta é a segunda vez que o maior navio de guerra da América Latina é mobilizado para apoiar as vítimas das enchentes. No total, desde o início da Operação Taquari 2, o “Atlântico” já transportou cerca de 250 toneladas de suprimentos.
Carregado com donativos de primeira necessidade, incluindo alimentos não perecíveis, água mineral e produtos resfriados, o esforço representa o emprego direto da Marinha no campo de atuação de apoio às ações do Estado. As doações serão distribuídas às comunidades mais necessitadas, de acordo com as orientações da Defesa Civil.
Militares da Marinha atuam no apoio às cidades gaúchas atingidas pelas chuvas desde o dia 30 de abril. Após quase dois meses, os números da Força Naval chegam a mais de 3 mil militares empregados; 11 helicópteros; 80 embarcações; 231 viaturas; cerca de 500 toneladas de donativos; e 180 mil litros de água potável transportados.