A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retoma a partir desta terça-feira, a operação radar e blitze voltadas à fiscalização de motociclistas e motoristas. O foco é coibir o excesso de velocidade e infrações de trânsito.
Desde o começo do ano, foram registradas 41 mortes, igualando o número de vítimas no trânsito registradas entre janeiro e junho de 2019. Do total, 55% das mortes envolvem acidentes com moto, sendo 18 condutores, três pedestres atropelados por moto e um condutor de automóvel em sinistro com moto.
“Acompanhamos a evolução de acidentes e mortes no trânsito e trabalhamos com nossas equipes de engenharia, fiscalização e educação. Durante o período da enchente, nossas equipes estavam focadas na orientação do trânsito, sobretudo nos pontos em que tivemos desvios por conta do acúmulo de água e em atividades de ajuda humanitária. Agora, nosso foco se volta ao comportamento no trânsito”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Operação Radar – Uma das ferramentas utilizadas para coibir excessos e reduzir o número de vítimas no trânsito da Capital. Os locais para operações de fiscalização de velocidade com equipamentos do tipo Medidor Portátil são definidos conforme estudos técnicos. Os endereços estão disponíveis na página da EPTC.
Faixa Exclusiva – Além do retorno das ações de fiscalização, também a partir de terça-feira, 2, conforme a resolução 015/2024, volta a ser proibido o uso das faixas exclusivas, das 6h às 9h e das 16h às 20h, para veículos de passeio. Conforme legislação, nesses horários só poderão trafegar coletivos, transporte seletivo por lotação, escolar ou táxis.