Restaurante Popular do Centro reabre após mais de 50 dias fechado devido a enchente

Foto: Jeandro Michael

O Restaurante Popular do Centro de Porto Alegre voltou a funcionar, na Rua Garibaldi, 461, no bairro Bom Fim, após ficar 52 dias fechados devido à enchente que atingiu a capital e aos danos deixados pelas águas. Ainda em recuperação, o espaço voltou a funcionar de forma parcial, às 11h desta quinta-feira. Por enquanto, está sendo realizada apenas a distribuição de marmitas. Equipamentos como buffet e mesas foram comprados pela prefeitura, mas ainda não foram entregues.

Segundo o gestor dos restaurantes populares de Porto Alegre, Joel Zanfir, são entregues 400 marmitas por dia no local e mais de mil em toda a cidade.

“Estamos retornando hoje com 400 almoços diários por aqui, que a gente entrega para o pessoal do Centro e região. Também continuamos cozinhando para os abrigos, o que eleva a produção para mais de mil marmitas. O pessoal que vem sem documento, nos distribuímos a comida e ajudamos até ele arrumar a documentação. Ninguém sai daqui sai sem almoço”, diz Zanfir

Quem também estava empolgado com a volta era o reciclador Everton Lemos que foi o primeiro a entrar na fila, por volta das 9h30.

“Eu frequento aqui desde o ano passado e a volta é excelente, estávamos precisando. Depois que o restaurante fechou, todo mundo teve que ir para outros lados, mas graças a Deus agora está voltando”, comenta Lemos.

Quem também comemorou a reabertura foi Willian da Cruz, que está desempregado e depende do restaurante para conseguir se alimentar.

“Foi ruim esse período fechado, porque a gente depende daqui no momento. Esse retorno está sendo ótimo, a comida é bem boa, tem carne, tem legumes, tem mistura, coisa que às vezes não temos em casa”, ressaltou Cruz.

No almoço desta quinta foi servido arroz, feijão, batata, carne moída e salada. Os cardápios são balanceados e elaborados por nutricionista vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

No total, a prefeitura de Porto Alegre tem disponível seis restaurantes populares, cinco deles funcionando e um, na Ilha da Pintada, que segue fora de operação.

Os locais foram pensados para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que tenham o Cadastro Único (CadÚnico). Mesmo quem ainda não tem o cadastro pode ir em qualquer restaurante, pois há uma assistente social que faz o CadÚnico na hora, em qualquer unidade. 

Localização dos Restaurantes Populares de Porto Alegre:

VILA CRUZEIRO: Rua Dona Otília, 210. (Segunda a sexta)

LOMBA DO PINHEIRO: Rua Cacimbas, 159. (Segunda a sexta)

RESTINGA: Estrada Chácara do Banco, 71. (Segunda a sexta)

RUBEM BERTA: Rua Caetano Fulginiti, 95.(Segunda a sexta)

Retornou hoje: 

CENTRO: Rua Garibaldi, 461. (Todos os dias)

Ainda não funcionando: 

ILHAS: rua Oscar Shmitt, 67, Ilha da Pintada. (Segunda a sexta)