Iniciativa realizada pela CDL Porto Alegre e o Sindilojas POA, com o apoio da Prefeitura Municipal, para impulsionar a reestruturação do Centro Histórico e do 4º Distrito, regiões gravemente afetadas pelos alagamentos na Capital, distribuiu, gratuitamente, cerca de 22 mil itens para higienização de estabelecimentos empresariais. Lava-jatos também foram disponibilizados aos comerciantes, mediante apresentação de CNPJ – alguns dos equipamentos foram enviados à administração pública municipal para auxiliar em mutirões de limpeza na cidade. Dentre os itens distribuídos estão alvejante, álcool, esponja dupla-face, luvas, saponáceo, vassoura, sacos de lixo, sabão em pó, máscara, sacos alvejados, rodo e balde.
No Centro Histórico, as doações foram feitas por meio de uma unidade móvel identificada com faixas e avisos sonoros que circulou pelos principais pontos afetados durante 15 dias. No 4º Distrito, que contempla os Bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, São Geraldo e Farrapos, os produtos de limpeza foram destinados ao Centro de Distribuição de Donativos do 4º Distrito, localizado em uma nova área do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), na zona atingida.
A entrega dos donativos foi formalizada pelos vice-presidentes da CDL POA, Nilva Bellenzier, e do Sindilojas POA, Carlos Klein, ao presidente da Associação de Empresários do 4º Distrito Atingidos pela Enchente, Arlei Romeiro, e à presidente da Associação dos Amigos do MACRS, Maria Fernanda Santin. Ainda, dando suporte à coleta de resíduos oriundos da enchente, descartados por moradores e empresários dos bairros atingidos, as entidades, a partir desta semana, farão a distribuição de caçambas para depósito de entulho nos bairros Humaitá e Sarandi, onde a limpeza das vias e dos passeios públicos tem exigido manutenção mais frequente.
EMPREENDIMENTOS BENFICIADOS
Ao todo, estima-se que mais de 1 mil empreendimentos sejam beneficiados. Alguns dos segmentos contemplados nas ações foram: beleza, alimentação, vestuário, decoração e festas, acessórios, artigos para casa, calçados, agropecuárias, serviços gerais, farmácia, floricultura, fotografia, galerias, mercados, lotéricas, óticas, embalagens, tabacarias, peixarias, cortinas, estéticas, informática, eletrônicos, entre outros.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, a ação foi um importante passo para o recomeço da Capital. “Para acolhermos as vítimas e impulsionarmos nossa retomada, é preciso ir além, agir na segunda potência. A CDL POA tem, em seus mais de 60 anos, o compromisso com o desenvolvimento regional. Acreditamos que conexões transformam e salvam negócios. Por isso, continuaremos encarando este cenário com positividade, mesmo com nossa sede também tomada pelo Guaíba. Afinal, o nosso coração pulsa por este Estado e nossa Porto Alegre”, explica.
Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, agora é a hora em que as Entidades comerciais se unem ainda mais em prol da reconstrução do comércio na Capital. “Lamentamos a situação da cidade e do Estado como um todo, e claro, do nosso comércio, muito afetado. Porém, somos resilientes e estamos ao lado dos lojistas para ajudá-los em diversas frentes. E essa ação de distribuição gratuita de materiais de limpeza é uma delas”, comenta.