Defesa Civil confirma mais uma morte no Rio Grande do Sul devido às chuvas

Óbito ocorreu no município de Arroio do Meio. Causa da morte não foi divulgada

Com a morte, a Defesa Civil confirma 179 óbitos devido às chuvas | Foto: Camila Cunha

Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte em consequência das enchentes que atingem o Estado desde maio. O óbito ocorreu no município de Arroio do Meio, mas ainda não foi identificado. A causa da morte também não foi divulgada.

Com a morte, a Defesa Civil confirma 179 mortes devido às chuvas. O órgão informa que outras 34 pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, mais de 800 pessoas ficaram feridas e quase 2,4 milhões de gaúchos foram afetados pelo extremo climático.

Preocupação com doenças transmitidas pela água

O Ministério da Saúde informou ter alocado quatro unidades móveis para apoio ao controle da qualidade da água no Rio Grande do Sul, após danos causados pelas enchentes no Estado. A ação, coordenada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pretende coletar e analisar amostras de águas em quatro regionais de saúde do Estado.

Em nota, a pasta destacou que, até o momento, foram entregues cerca de 10 mil testes de reação de padrão da água. Na regional de saúde Carbonífera/Costa Doce, onde fica o município de Barra do Ribeiro, a unidade móvel já recebeu 150 amostras de 15 municípios. Cada uma delas é avaliada sob sete parâmetros distintos para atestar o índice de potabilidade da água.