A 100 dias para as eleições municipais, confira as principais datas do calendário

O pleito será realizado no dia 6 de outubro. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, eventuais segundos turnos serão no último domingo de outubro, dia 27

Foto: Mauro Schaefer / CP

Faltam 100 dias para as eleições municipais deste ano, quando 152 milhões de eleitores comparecerão às urnas para eleger os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O pleito será realizado no dia 6 de outubro. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, eventuais segundos turnos serão no último domingo de outubro, dia 27, caso um candidato não tenha atingido a maioria absoluta dos votos.

Confira datas importantes referentes às eleições de 2024:

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias:

As convenções deliberam sobre coligações e escolha de candidatos ao pleito. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Campanha eleitoral inicia no dia 16 de agosto:

Essa data marca ainda o início da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet. Antes do período, qualquer propaganda ou manifestação com pedido explicito de voto pode ser considerada irregular e passível de multa.

De 30 de agosto até 3 de outubro estão liberadas as propagandas eleitorais:
A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio começa em 30 de agosto e se encerra três dias antes do primeiro turno.

Eleição em primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro:

Nesta data, os municípios já conhecerão os seus vereadores. Em locais com menos de 200 mil eleitores, também será eleito o prefeito e seu vice. Nas cidades com mais eleitores, caso o candidato não atinja a maioria absoluta dos votos, isto é, metade mais um, excluídos brancos e nulos, terá segundo turno.

Dia 27 de outubro será realizado o segundo turno:

Em caso de segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores, os cidadãos voltam às urnas nesta data.