Fundação divulga OSCs atingidas pelas enchentes que vão ser apoiadas

Organizações selecionadas receberão aporte de R$ 20 mil para reformas e melhorias

Economia
Crédito: Freepick
Cinco Organizações da Sociedade Civil de Porto Alegre e Canoas foram selecionadas para a Chamada Pública Emergencial, realizada pela Fundação Gerações (FG), via Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT). A Ação Comunitária Participativa, a Ação Social de Fé, a Associação Grupo Chimarrão da Amizade, a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas e o Instituto Camélia são as primeiras organizações que receberão apoio a partir de recursos mobilizados via Linha emergencial do Fundo Porto de Todos, lançada em maio pela FG para apoiar a reestruturação de organizações sociais de base comunitária diretamente atingidas pela enchente.
As OSCs terão suporte técnico e capital semente de R$ 20 mil para reformas e melhorias nos espaços, e o acesso, o mais ágil possível, está programado para o início de julho.  “O processo seletivo teve avaliação documental e de aderência aos critérios básicos, que configuram a primeira etapa, e depois avaliação dupla por comitê externo formado por especialistas na área do terceiro setor e desenvolvimento comunitário”, esclarece a coordenadora-geral da FG, Karine Ruy, sobre o formato do trabalho.
O FCPT foi lançado no final de 2023 a partir da experiência da FG no programa Transformando Territórios, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), financiada pela Charles Stewart Mott Foundation. É um instrumento para mobilização contínua de recursos e investimento em demandas estratégicas mapeadas de forma colaborativa pela FG, organizações sociais e lideranças comunitárias de Porto Alegre e Região Metropolitana.
A primeira chamada foi realizada com apoio da Eagle Burgmann, Instituto ACP, Instituto Helda Gerdau e pessoas físicas que realizaram doações ao Fundo. A meta da FG é mobilizar mais recursos para apoiar o desenvolvimento de 10 OSCs em diferentes territórios de Porto Alegre e Região Metropolitana ao longo de três anos.  O modelo do FCPT é uma opção de investimento social para empresas e cidadãos que acreditam na potência de ações coletivas na busca por impacto social local. Empresas interessadas em apoiar podem se conectar com a FG https://fundacaogeracoes.org.br/