Confiança dos comerciantes gaúchos atinge menor nível desde maio de 2021

Em junho, queda do indicador foi de 8,6%

Crédito: Freepik

Após um início de ano positivo, o Rio Grande do Sul apresentou recuo no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), em maio, de 2,1% e queda ainda maior em junho, de 8,6%, a mais significativa desde abril de 2021, quando o índice chegou a cair 10%. Em junho, o Icec alcançou 93,4 pontos, o menor desde maio de 2021 e a primeira vez abaixo de 100 pontos, desde então. O indicador foi divulgado nesta terça-feira, 25, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O desastre ambiental no Estado levou os comerciantes a repensar seus investimentos, com o subindicador apresentando a maior queda mensal, de 10,4%. A intenção de contratação de funcionários caiu 13,7% e a de investimento em estoques retroagiu 6,9% – ambas retornaram à zona de insatisfação.

A percepção das condições atuais se deteriorou 8,2%, especialmente em relação à economia – o subindicador caiu 12,1%. Embora as expectativas tenham reduzido 7,4%, elas permaneceram acima do nível de satisfação, aos 115,8 pontos, com os empresários mais confiantes em relação aos próximos meses por conta das medidas de suporte ao Estado.