As cheias que começaram em maio deixaram danos para diversas famílias no Rio Grande do Sul. Em Rio Pardo a situação não foi diferente na maior enchente da história, que ultrapassou a marca da 1941.
Para auxiliar as famílias atingidas, a prefeitura anunciou o PIX Supera Rio Pardo, onde o município irá ajudar cada família com a transferência de R$ 1 mil. Para os cadastros, será utilizada a base de dados do Governo Federal, onde foram realizados os cadastros para o Auxílio Reconstrução. O projeto de lei já foi encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.
Além disso, também foi anunciado o programa Retoma Rio Pardo- Juro Zero. A iniciativa enviada ao Legislativo prevê que, empreendedores possam realizar empréstimos de até R$ 10 mil, que terão os juros pagos pelo Município e o prazo de 24 meses para o pagamento. Nesta modalidade, as instituições financeiras interessadas em conceder os empréstimos devem ser sediadas na cidade.
Outro projeto anunciado visa facilitar a construção de casas por meio do programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. O Minha Nova Morada Rio Pado beneficiará famílias de baixa renda que perderam seus imóveis nas recentes cheias. Dentro do âmbito da moradia, também foi feita a solicitação de construção de 55 casas para os atingidos pelas cheias, através do Programa A Casa é Sua – Calamidades, junto ao Governo do Estado. A prefeitura também enviou para a Câmara o projeto que amplia o prazo do aluguel social para um ano por beneficiários. Além de ter a possibilidade de que o pagamento seja enviado diretamente para a imobiliária.
Reconstrução nas zonas urbana e rural
No último mês, a prefeitura adquiriu uma motoniveladora, uma retroescavadeira, sete caminhões caçamba trucados, um minicarregadeira e uma cascalheira para auxiliar na recuperação de estradas e também na limpeza da cidade. E também foi firmado convênio com o Governo do Estado para cedência de 3,5 mil horas-máquina para trabalhar no interior e na cidade.
Nível do Rio Pardo apresenta nova suba
No início desta semana foi necessária a retirada de três famílias entre os bairros Rosário e Praça da Ponte, nas ruas São Paulo e São Benedito devido a elevação do Rio Pardo. A água está próximo a margem. O trabalho tem o auxílio do Exército.