O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, afirmou em entrevista nesta segunda-feira ao programa Acontecendo, da Rádio Guaíba, que ao menos 14 mil pessoas já receberam o Auxílio Reconstrução após a inundação histórica no Estado.
Com o benefício, famílias desalojadas ou desabrigadas do Rio Grande do Sul conquistaram o direito ao valor de R$ 5,1 mil, em parcela única, para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes. “É pouco, mas ajuda. Dá para comprar uma geladeira, um fogão. E tem mais o apoio da prefeitura e da União. Nós recebemos também muita ajuda de voluntários. Tem gente que recebeu três, quatro cestas básicas”, destacou o prefeito.
Eldorado do Sul foi um dos municípios mais afetados pelas inundações de maio. O número de pessoas que receberam o Auxílio Reconstrução dá a dimensão do problema, pois de acordo com o último Censo do IBGE, a cidade tem 39.559 habitantes.
O prefeito estima que 50% da cidade já tenha sido limpa após a enchente. “Estamos trabalhando de domingo a domingo para resolver esse problema, mas está complicado”, apontou. De acordo com o gestor, boa parte dos moradores já voltou para casa, mas a população tem o receio de um novo evento climático catastrófico.