O caso ocorreu no momento em que a PRF fazia o controle do trânsito de veículos que acessam a Serra das Antas, no km 200 da BR 470. Segundo a polícia, o motorista de um Chevrolet Cruze, emplacado em Bento Gonçalves e com um adesivo de veículo a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fixado no capô, solicitou aos agentes a liberação para passar pelo bloqueio.
O homem estava acompanhado de duas mulheres e, quando questionado pelos policiais sobre onde iria, alegou que estaria indo até a Ponte dos Arcos, em Veranópolis, e que estava a serviço do DNIT. Os policiais desconfiaram da afirmação e, após consultas, descobriram que ele era funcionário de uma empresa terceirizada, mas que havia retirado o adesivo de um dos veículos da empresa e colado em seu carro particular.
Interrogado pelos policiais rodoviários, ele confessou que fez isso para passar pelo bloqueio e ir a um churrasco em Veranópolis. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante pelo crime de uso indevido de símbolos públicos – que tem pena de reclusão de 2 a 6 anos – e encaminhado a Delegacia de Caxias do Sul. O motorista é natural de Veranópolis e já respondia por crimes como furto, lesão corporal e estelionato.
Conforme a PRF, permanece o bloqueio na Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, e apenas pessoas e veículos que estão trabalhando nas obras de recuperação da rodovia estão autorizados a passar.