Ocorre neste domingo, das 8h às 17h, o segundo dia da Feira de Adoção Responsável de cães e gatos, que visa a adoção de pets resgatados na enchente. A iniciativa foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com apoio de parceiros da causa animal e do Exército Brasileiro.
Quem for conhecer a feira poderá adotar um ou mais animais, entre os 20 mil resgatados das regiões inundadas. Os interessados na adoção vão passar por uma entrevista prévia, cujo objetivo é assegurar que estão aptos a proporcionar um ambiente seguro e manter um relacionamento saudável. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação (CPF/CNH/RG) e comprovante de residência e assinar o termo de adoção e guarda responsável.
Os animais disponíveis para adoção, nesta primeira ação, são oriundos de abrigos provisórios de Porto Alegre. Todos passaram por uma triagem veterinária, que incluiu vacinação, castração, diagnóstico de zoonoses e inserção de microchips de identificação. Essas medidas garantem que os pets estejam saudáveis e prontos para serem adotados de maneira responsável. Os tutores receberão orientações dos veterinários sobre a adoção responsável e pacotes de ração doados por entidades parceiras.