O prefeito Sebastião Melo afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, que Porto Alegre vai sendo reconquistada no seu dia a dia. Para o gestor, recuperar a cidade é um desafio gigantesco após as inundações. De acordo com dados da prefeitura apresentados esta semana, 30% de Porto Alegre foi impactada pelas enchentes. Foram 94.952 domicílios afetados. Entre eles, 20.781 de interesse social.
Conforme Melo, estão faltando máquinas para a limpeza da cidade. “Seja o que custar a limpeza, nós vamos pagar. E estou falando aqui para o mercado: se tiver alguma máquina que queira alugar, por favor entre em contato com a prefeitura”, enfatizou.
Para o prefeito, o 4° Distrito e o bairro Sarandi são as regiões que mais preocupam a prefeitura no momento em relação à limpeza. A atenção especial também é voltada ao Humaitá, mas lá, segundo o administrador, os trabalhos neste sentido estão mais avançados.
Nos próximos dias, o prefeito decidiu mover máquinas que estão em bairros do centro-sul e extremo-sul da Capital para o bairro Sarandi, a fim de acelerar os trabalhos de limpeza por lá. “Sei que quando você chega em um bairro, as pessoas gostariam que tivesse um caminhão em cada rua, mas isso é impossível”, alegou.
O prefeito afirma que há diferentes problemas que atrasam o trabalho das máquinas para limpeza que chegam à disposição da prefeitura. “Tem gente que coloca um preço exorbitante, tem gente que traz a máquina sem motorista, tem gente que traz a máquina velha”, pontuou. “Vamos continuar trabalhando firme. Não é somente a frente da limpeza. Nós já resolvemos muitas coisas. O Mercado Público, a Rodoviária e todas as entradas da cidade estão funcionando”, acrescentou.